Entrevista: Como funciona uma marca de cosméticos veganos

06:00 2 Comments A+ a-


Há um bom tempo, eu queria saber como funciona uma marca de cosméticos veganos. Foi, então, que eu descobri a Garden Cosméticos e entrevistei os donos da marca, assim é possível saber a diferença entre os cosméticos e decidir qual o melhor par a sua pele.

1. Como surgiu a Garden Cosméticos?
É uma história engraçada, por que a marca surgiu quando eu, Davi, fui comprar alguns cosméticos naturais pra mim e chamei a Midiã pra ir junto comigo. Eu havia guardado dinheiro para comprá-los, então estava gastando minhas economias. No caminho de volta, a Midiã surge com a pergunta "Por que não criamos uma marca nossa?". Essa pergunta ficou na minha cabeça e cerca de um mês depois eu mandei uma mensagem pra ela dizendo que queria levar a ideia a frente.

2. Por que criar uma marca de cosméticos veganos?
Acreditamos muito nessa nova filosofia e achamos que a exploração animal pela indústria cosmética precisa acabar. Hoje em dia existem milhares de alternativas de matérias primas no mercado além das provenientes de animais, então é só questão de explorarmos isso e mostramos que é possível trazer um produto alternativo e de qualidade.
Além disso, os cosméticos convencionais possuem diversas substâncias que são malignas a nossa saúde.

3. Qual o diferencial da marca em relação com as outras?
O grande diferencial da Garden é que é tudo feito de uma maneira muito pessoal. A formulação dos produtos, a embalagem, as mídias sociais... Tudo sai da nossa cabeça e é feito pelas nossas mãos, o que dá um gostinho mais pessoal a todo o processo de criação e execução da nossa marca. Nós não temos uma equipe para cada coisa, e muito menos uma fábrica que produz tudo e nos envia.

4. Quais ingredientes os cosméticos da Garden têm e quais seus benefícios?
Nossos ingredientes são todos 100% naturais e por isso atingem muito mais do que o campo estético, mas o da saúde também. Sabia que nossa pele absorve 60% de tudo que passamos nela? Então sempre buscamos ingredientes e compostos que sejam ricos em vitaminas e outras substâncias benéficas. Além disso, usamos óleos essenciais nas nossas fragrâncias e esses óleos são poderosos para tratar de diversas questões emocionais e psicológicas.
Nós também prezamos por usar ingredientes cultivados e extraídos aqui no Brasil, valorizando nossa matéria prima.

5. Como é feito o processo de criação dos produtos?
Primeiro, nós fazemos uma pesquisa e decidimos qual tipo de produtos queremos. Depois, estudamos cada ingrediente, selecionamos diversas opções e vamos filtrando as que melhor se encaixam no que buscamos. Por fim, nós formulamos os produtos, testamos e lançamos. 

Nós temos uma política: caso o cliente devolva 3 embalagens de 100/150g dos nossos produtos, ele ganha uma máscara facial ou esfoliante corporal.

6. Quais são os preços dos produtos? Como chegaram a esse valor?
O preço mínimo é de R$20,00 e o máximo é de R$50,00, sendo que nossa primeira linha tem 5 produtos e a maioria está na faixa dos vinte reais. 
Nós buscamos trazer produtos de qualidade com preços acessíveis. A marca foi criada justamente pra isso, para levar a beleza saudável e natural onde ela antes não chegava, por que sabemos que hoje em dia o mercado natural não atinge todas as classes. Na Garden, com vinte reais, você compra o produto e toda a ideia da sustentabilidade.

7. Quais são os produtos atuais da marca? Existe algum projeto para criar mais?
Nossa 1° linha conta com 6 produtos. Temos esfoliante, máscara de argila, balm, hidratante, óleo de banho e desodorante.
Queremos ainda lançar a segunda linha com alguns produtos indispensáveis tanto de higiene quanto de cuidados com a pele.

Fundadores da Garden Cosméticos: Midiã e Davi

8. Há alguma preocupação com as embalagens e a forma como são descartadas?
AAAAAAAA Fico muito feliz que tenha feito essa pergunta. Nossas embalagens são o ponto chave da marca!
Todos nossos recipientes são feitos de vidro reciclado e com isso geramos menos lixo tóxico pro ambiente. O vidro pode ser reutilizado pra diversas coisas, então é muito mais versátil do que o plástico, nosso principal inimigo. 
Tentamos usar a menor quantidade de plástico nas nossas embalagens e temos conseguido.
Nós temos uma política: caso o cliente devolva 3 embalagens de 100/150g dos nossos produtos, ele ganha uma máscara facial ou esfoliante corporal. Queremos incentivar o descarte correto e o uso sustentável dos recursos.

9. Sobre o marketing da marca, vocês pretendem divulgar os produtos como? Pensam em fazer ações com influenciadores digitais?
Por enquanto estamos usando apenas o Instagram, mas pretendemos trazer muito material legal. Alguns ensaios fotográficos e coisas do tipo! A estética dos produtos é importante e por isso prezamos muito pela aparência da marca.
Ainda não temos nenhum influencer em mente, até por que a marca ainda é nova e pequena, com menos de 1 mês de lançamento, então esses são planos futuros.

10. Como vocês veem esse movimento da beleza natural e mais consciente no Brasil?
Com muita felicidade! Ainda existem marcas grandes que estão enraizadas nos antigos métodos, mas saber que a beleza natural tem ganhado espaço no mercado é muito bom. O próximo passo é fazer com que esse ideal chegue a públicos maiores, por que ainda é uma coisa fechada para quem tem mais poder aquisitivo. A grande massa ainda consome os cosméticos convencionais com diversas substâncias tóxicas a nossa saúde, porém, as coisas tem mudado pra melhor. É importante dizer que existem muitas marcas brasileiras representando esse movimento, seria legal que nós tivéssemos mais visibilidade.

Você já conhecia a Garden Cosméticos? Ficou com vontade de usar mais produtos veganos?

2 comentários

Write comentários
13/04/2018, 22:32 delete

Adorei e já salvei o nome da marca aqui, quem sabe nas próximas comprinhas testo algo.
Hurricane Stars

Reply
avatar
Manu Firminy
AUTHOR
25/04/2018, 12:23 delete

Ai sim! Depois, se testar, você fala pra gente o que achou.
Beijos.

Reply
avatar